sábado, 5 de julho de 2008

Bush negocia com o Lula


O presidente norte-americano, George W. Bush, telefonou nesta noite para o presidente Lula para discutirem as negociações comerciais da Organização Mundial do Comércio e a questão das mudanças climáticas.
De acordo com nota divulgada pelo Planalto, no telefonema, realizado por volta das 19 horas e que durou cerca de 20 minutos, o presidente Bush comentou que "algumas concessões adicionais de todas as partes serão suficientes para viabilizar a Rodada de Doha".
O presidente Lula, por sua vez, reiterou, ainda conforme a nota, que "o Brasil continua com a mesma disposição de cooperar para o bom resultado da Rodada Doha e enfatizou a importância do respeito ao princípio da proporcionalidade nas negociações". Bush manifestou sua apreciação pelo otimismo do presidente Lula quanto às possibilidades do fechamento de um acordo.
Na conversa dos dois presidentes, ao tratar a questão da mudança do clima, Bush disse ser favorável a que o G-8 inclua, de maneira mais efetiva, alguns países em desenvolvimento nas reuniões em que se discutem metas globais em termos de mudança do clima. Bush afirmou ainda que aceita que esse tema global seja debatido no contexto da ONU.
O presidente Lula também manifestou a opinião de que, nos próximos eventos dessa natureza em que sejam discutidos temas de interesse global, países em desenvolvimento especialmente interessados sejam chamados a tomar parte ativa nos debates.

Nenhum comentário: